Congresso chama por trabalhos

A Comissão Organizadora do II Congresso Internacional de Música Sacra da UFRJ (CIMuS) divulgou hoje (11/04) as normas para submissão de comunicações orais. Interessados têm até 25 de maio para enviar resumos. Os trabalhos devem apresentar resultados de pesquisas realizadas por alunos graduados, mestrandos e doutorandos, bem como, sínteses de dissertação/tese por mestres e doutores.

O Congresso será realizado nos dias 10, 11 e 12 de julho, na Escola de Música da UFRJ, e apresentará o tema “A Universidade e as Religiões em Diálogo”, informa a professora Valéria Matos (UFRJ), coordenadora geral do evento.

Submissão de Trabalhos

2017dic7363
  Valéria Matos, coordenadora do evento, fala na abertura da primeira edição do Congresso, julho de 2017.

Formulário online de submissão de trabalhos

A submissão de trabalhos deve ser feita através de formulário online disponibilizado pela organização do evento.

Cada expositor terá um tempo máximo de 15 minutos para sua apresentação e 10 minutos para perguntas do público.

O texto do resumo deve ser em português e cada candidato pode apresentar até dois resumos.

Em caso de autoria compartilhada, a inscrição e a apresentação da comunicação devem ser feitas apenas por um autor responsável, devendo os outros nomes serem apresentados no campo apropriado do formulário de submissão de trabalhos.

Os trabalhos, que serão publicados nos Anais do Congresso, devem atender às normas de formulação e formatação para que venham a ser avaliados pelo Comitê Científico.

O resultado da avaliação será divulgado no site da Escola de Música, no hotsite do evento e por e-mail, a partir de 05 de junho.

O convite da comissão organizadora do CIMuS, com informações detalhadas, pode ser lida no box no final desta matéria. Dúvidas devem ser encaminhadas para o e-mail do evento.

Congresso

O CIMuS apresentará atividades de caráter científico e musical, que desenvolverão reflexões e práticas sobre a música sacra do século XX e XXI. Segundo Matos, o público alvo são alunos e ex-alunos das universidades e outras instituições, professores, pesquisadores, músicos, religiosos e público em geral.

Em palestras, mesas-redondas, workshops e comunicações, as abordagens estarão voltadas à música sacra em sua composição, execução e relação com a sociedade.

As atividades diárias culminarão com concertos, apresentando programas pertinentes ao escopo do Congresso.

Não haverá cobrança de taxas de matrícula e será oferecido um certificado de participação.

A comissão científica do evento é formada por Andrea Adour (UFRJ), Fernando Lacerda (UFPa) e Richard Mailänder (Musikhochschule zu Köln); e a comissão artística por Inacio De Nonno (UFRJ) e Carlos Alberto Figueiredo (UNIRIO).

CONVITE E CRITÉRIOS PARA INSCRIÇÃO DOS RESUMOS

CATEGORIA COMUNICAÇÃO ORAL

A Comissão Organizadora do II Congresso Internacional de Música Sacra (CIMuS) convida pós-graduandos e graduados a submeterem propostas de trabalhos, na Categoria Comunicação Oral. A submissão do resumo poderá ser feita até o dia 25/05/2019. Os trabalhos devem apresentar resultados de pesquisas realizadas por alunos graduados, mestrandos e doutorandos, bem como, sínteses de dissertação/tese por mestres e doutores.

Os trabalhos devem ser apresentados em português e atender às normas de formulação e formatação, para que venham a ser avaliados pelo Comitê Científico.

Cada pesquisador poderá inscrever o máximo de duas propostas de resumo.

O resultado da avaliação será divulgado no site do evento e por e-mail, a partir de 05/06/2019.

Os trabalhos serão publicados nos Anais do Congresso.

AS INSCRIÇÕES

Devem ser feitas online preenchendo o formulário eletrônico.

NORMAS PARA FORMULAÇÃO DO RESUMO

O tema a ser desenvolvido deve ser articulado a uma das subáreas do evento:

• Aspectos Didáticos;
  • Recepção;
  • Ideologia;
  • Inculturação;
  • Pesquisa e documentação;
  • Memória e identidade;
  • Mídia e políticas culturais;
  • Política e religião.

NORMAS PARA FORMATAÇÃO DO RESUMO

• Título: letras maiúsculas e em português.
  • Nome do autor alinhado à direita.
  • Apresentar 3 a 5 palavras-chave.
  • Texto contendo até 500 palavras.

A COMUNICAÇÃO ORAL

As comunicações deverão apresentar resultados de pesquisa em andamento ou concluídas.

A apresentação das comunicações orais deverá incluir referências bibliográficas e poderá conter figuras, tabelas, quadros e exemplos musicais. Cada expositor terá um tempo máximo de 15 minutos (incluindo áudio e powerpoint) para sua exposição e 10 minutos para perguntas do público.