CIMuS divulga resumos aprovados

A Comissão Científica do II Congresso Internacional de Música Sacra da UFRJ (CIMuS) divulgou hoje (05/06) a lista dos autores e dos títulos de resumos aprovados para as sessões de comunicações do evento.

Reprodução
  2017cimusw
  Na foto, as arquitetas Erika Pereira Machado e Layla Christine Talin dando Workshop sobre “Acústica e execução: A Música na Igreja”, na primeira edição do Congresso em julho de 2017.

Os trabalhos apresentarão resultados de pesquisas realizadas por alunos graduados, mestrandos e doutorandos, bem como, sínteses de dissertação/tese por mestres e doutores.

Cada expositor terá um tempo máximo de 15 minutos para sua apresentação e 10 minutos para perguntas do público.

Os pareceres referentes a todas as submissões serão enviados aos(às) autores(as), através do e-mail cadastrado na ficha de submissão.

O Congresso será realizado nos dias 10, 11 e 12 de julho, na Escola de Música da UFRJ, e apresentará o tema “A Universidade e as Religiões em Diálogo”, informa a professora Valéria Matos (UFRJ), coordenadora geral do evento.

Na agenda, palestras, mesas-redondas,  e comunicações abordarão à música sacra em sua composição, execução e relação com a sociedade. As atividades diárias culminarão com concertos, apresentando programas pertinentes ao escopo do Congresso.

Autoria Título
ANDRÉ ALVES GABY – Paulo Augusto Castagna O SEGUNDO VOLUME DO RITUAL DO CONVENTO DOS MERCEDARIOS DO PARÁ
ANTONIO HENRIQUE DE SOUZA SANTOS A TRANSFORMAÇÃO DO ÓRGÃO COMO ARTEFATO MUSICAL EXPRESSIVO SEGUNDO OS PADRÕES DA ESTÉTICA MUSICAL DO SÉCULO XIX
ARTUR COSTA LOPES DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO E PRÁXIS SONORA
JÉSSICA APARECIDA SEVERINO – Modesto Flávio Chagas Fonseca A MÚSICA SACRA NO ARQUIVO DE MILETO JOSÉ AMBRÓZIO
JOSÉ LUIS MANRIQUE YÁÑEZ ASPECTOS DA MÚSICA NO PANORAMA DO DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO
JOSÉ REINALDO FELIPE MARTINS FILHO MÚSICA E IDENTIDADE NO CATOLICISMO POPULAR GOIANO: UM ESTUDO SOBRE A FOLIA DE REIS E A ROMARIA AO DIVINO PAI ETERNO
JUSSARA RESENDE COSTA SANTOS MÚSICAS SACRAS TRANSFORMAM VIDAS: O QUE PENSAM PROFESSORES E ALUNOS DE UMA ESCOLA DE MÚSICA NA CIDADE DE UNAÍ-MG?
LOUIS MARCELO ILLENSEER PRESSUPOSTOS TEOLÓGICOS E LITÚRGICOS DA MÚSICA INCULTURADA NAS CELEBRAÇÕES DO CONSELHO MUNDIAL DE IGREJAS
MARCO ANTÔNIO RAMOS FEITOSA UM PANORAMA DA MÚSICA SACRA DO SÉCULO XX: FUNDAMENTOS DE UMA POÉTICA COMPOSICIONAL CATÓLICA
MARIA CANDIDA DRUMOND MENDES BARROS, Ruth Monserrat, Fernando Lacerda Simões Duarte “IMITANDO DIES IRAE” EM LÍNGUA GERAL NA LETRA E/OU NA MÚSICA? UM DOCUMENTO DA AMAZÔNIA, [175-]
PEDRO MARCOS FLORENCIO PEREIRA A PREPARAÇÃO DE REPERTÓRIO COM COROS EVANGÉLICOS: DA UTILIZAÇÃO DE KITS COMO MÉTODO DE ENSAIO