Gastromotiva, parceira do CIMuS, desenvolve projeto social

Fundada em 2006, pelo chef e empreendedor social David Hertz (foto), a Gastromotiva é co-criadora do Movimento da Gastronomia Social. Uma iniciativa global que conecta pessoas, projetos, empresas, universidades, agências internacionais, governos e a sociedade civil em torno do poder transformador da comida. Fome, desperdício, falta de oportunidades, obesidade e má nutrição são desafios globais que demandam ações conjuntas. A partir da experiência acumulada em mais de uma década de trabalho e impacto social no Brasil, no México, na África do Sul e em El Salvador, a Gastromotiva segue transformando vidas nos locais em que atua e cada vez mais amplia sua visão e ação global de cooperação com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, da ONU.

O projeto apoia a segunda edição do CIMuS e pede que os participantes tragam um quilo de alimento não perecível para ajudar a combater a fome da população em situação de rua.

A Gastronomia investe na capacitação de jovens talentos que estão em situação de vulnerabilidade social e econômica. Em 2016 o projeto inaugurou o Refettorio Gastromotiva no Rio de Janeiro, uma iniciativa trazida para o Brasil pelos chefs Massimo Bottura (Food for Soul), David Hertz (Gastromotiva) e pela jornalista Ale Forbes para contribuir na luta contra o desperdício de alimentos, má nutrição e exclusão social. O Refettorio Gastromotiva oferece comida, cultura e dignidade e já se tornou um legado para a cidade: um HUB do Movimento Global da Gastronomia Social no coração do Rio de Janeiro. Ele funciona como um restaurante-escola onde chefs convidados e jovens talentos da Gastromotiva cozinham com ingredientes excedentes. De segunda a sexta, são servidos jantares gratuitos para população vulnerável em situação de rua. A cada ano são salvas mais de 35 toneladas de alimento do desperdício servindo mais de 54 mil refeições gratuitas a quem precisa.

Com os cursos, a Gastromotiva já impactou a vida de mais de 3.500 jovens, com renda familiar de até três salários mínimos e apaixonados por culinária através do curso de Capacitação em Cozinha. Já o curso Empreenda: Faça e Venda nasceu da vocação empreendedora de vários desses alunos. Ele é também gratuito e proporciona capacitação técnica em panificação e confeitaria contribuindo para o aumento de 20-30% das vendas deste público. Ambas formações englobam o ensino prático e teórico da gastronomia sempre valorizando o profissional de cozinha, abordando as habilidades básicas, confeitaria, panificação e ecogastronomia, além de aulas de cidadania, higiene e segurança alimentar, postura profissional e outras disciplinas que diferenciam o curso da Gastromotiva e agregam valores não só à formação profissional, mas também pessoal dos alunos.