O II Congresso Internacional de Música Sacra na Universidade Federal do Rio de Janeiro (CIMuS), será realizado nos dias 10, 11 e 12 de julho de 2019, na Escola de Música da UFRJ, e discutirá o tema “A Universidade e as Religiões em Diálogo”.

O Congresso apresentará atividades de caráter científico e musical, que serão as bases principais para reflexões e práticas sobre a música sacra do século XX E XXI.

Em palestras, mesas-redondas, workshops e comunicações, as abordagens estarão voltadas à música sacra em sua composição, execução e relação com a sociedade.

As atividades diárias culminarão com concertos, apresentando programas pertinentes ao escopo do Congresso.

Os Artigos referentes aos temas tratados nas palestras e mesas redondas serão publicados em livro do Congresso, assim como os resumos sobre os conteúdos abordados nos workshops e comunicações. A publicação será disponibilizada on-line, no site da Escola de Música.

O corpo docente será composto por professores, maestros, compositores e mestres de saberes tradicionais.

O público alvo do CIMuS  será formado por alunos e ex-alunos das universidades e outras instituições, professores, pesquisadores, músicos, religiosos e público em geral. Não haverá cobrança de taxas de matrícula e será oferecido um certificado de participação.

JUSTIFICATIVA

Ao observar os direcionamentos dados à prática da música sacra na sociedade brasileira contemporânea pode-se perceber a presença das diferentes relações do homem com a espiritualidade, o religioso e o transcendente.

Atualmente, as variadas formas de abordagem da música sacra nos ritos das orientações religiosas presentes no Brasil evidenciam, não somente a importância dada à utilização da música como meio de comunicação do homem com o divino, mas também o pluralismo religioso de uma sociedade em constante transformação.

Logo, a prática da música sacra e sua relação com as transformações sócio – culturais no país tornaram-se alvo de reflexões e estudos e ganharam cada vez maior relevo em pesquisas e investigações sobre suas práticas em diferentes seguimentos culturais e regiões do Brasil.

Com o tema ‘A Universidade e as Religiões em Diálogo’, o Congresso trará um programa rico em reflexões, discussões e vivências, pensando a inculturação na compreensão da multiplicidade e na diversidade religiosa e seus elos com a cultura e sociedade brasileira.

O II CIMuS oferecerá palestras, mesas redondas, comunicações, workshops e concertos com entrada franca. Desse modo, almeja estimular o diálogo entre a Universidade e a sociedade, em uma linha de orientação multicultural que favorece a troca de saberes inerentes às práticas atuais e memórias de culturas musicais religiosas.