PALESTRA

Dia 11 de Julho, às 9h
Tema: Música sacra e música profana: as práticas musicais na igreja em Moçambique
Prof. Dr. Edson Gopolane Uetela Uthui, Universidade Eduardo Mondlane

O presente trabalho constitui uma reflexão a volta das práticas musicais associadas às práticas religiosas tomando como base os conceitos de “música sacra” e “música profana”. O trabalho começa precesisamente por uma aproximação aos conceitos, buscando-se em outros conceitos elementos que contribuem para a construção da percepção tanto sobre ideia de música sacra quanto sobre a de música profana. Seguidamente, olha-se para Moçambique, sublinhando algumas das suas características sócio-culturais, princimpalmente as relacionadas com as práticas religiosas a partir dos tempos antes da colonização até ao Moçambique actual, a chegada dos portuguêses e com eles o cristianismo, mas também as missões das igrejas protestantes que se foram instalando no território, tendo sido “embriões” das actuais denominações religiosas e é a partir dessa contextualização que se descrevem as práticas musicais na igreja em Moçambique. O centro desta reflexão são as igrejas Metodista Unida e Zione, sendo que o foco é a captação da forma como a música é utilizada no contexto do serviço litúrgico nessas igrejas, tomando em atenção as suas influências. Estabelece-se, em sequência, uma relação com os conceitos de “música sacra” e “música profana”, entretanto, tendo sempre em consideração a referência isntituida pela Igreja Católica, que é o centro de concepção, consolidação e difusão dos conceitos em pauta. Com este trabalho pretende-se reflectir sobre a consistência dos conceitos “música sacra” e “música profana, na sua relação com contexto sóciocultural dos diferentes povos e também na sua relação com os princípios que regem as diferentes igrejas. A finalizar, levantam-se premissas para fortalecer a reflexão ao mesmo tempo que sublinham a fragilidade dos conceitos, entre elas, a diferenciaça entre o que é Divino e o que é acção do homem, o relativismo cultural e a aculturação. Sob ponto de vista metodológico, toma-se a abordagem qualitativa, procurando a compreensão do fenómeno num grupo social, toma-se também o carácter bibliográfico e de forma associada o documental.
Palavras-chave: Música Sacra, Música Profana, Música religiosa.