GUARDA DE CONGO DA IRMANDADE DO JATOBÁ

GUARDA DE CONGO DA IRMANDADE DO JATOBÁ

GUARDA DE CONGO DA IRMANDADE DO JATOBÁ

O Reinado de Nossa Senhora do Rosário do Jatobá, fundado no século XIX, segundo Leda Martins deu início aos festejos, na Fazenda Pantana,  no município de Ibirité, e as pessoas da região do Jatobá, deslocavam-se, contribuindo com a festa.

A atual igreja de Nossa Senhora do Rosário do Jatobá foi erguida entre 1980 e 1982 e foi tombada como patrimônio histórico de Belo Horizonte em 1995. No Reinado do Jatobá, a maior autoridade é a Virgem Maria, que os negros chamam de Manganá, a Maria Santíssima. Na hierarquia, seguem o Rei e Rainha Conga, junto com o capitão-mor e o capitão-regente. Outros reis e rainhas completam a corte do reinado: reis e rainha perpétuos, rainha de Santa Efigênia, rainha de Nossa Senhora das Mercês e rei de São Benedito.

O ciclo anual do Reinado tem início com a Abertura do Reino, na tarde do Sábado de Aleluia sua festa  Grande costuma ter início no final de agosto e fechamento do reino ocorre no último domingo de outubro. No Reinado, é contando histórias que os mais velhos ensinam aos mais jovens as tradições, os rituais e os fundamentos da Irmandade.

WordPress Image Lightbox