Rio de Janeiro, Brasil | UFRJ
Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013), Mestre em Música (Canto) pela Univerisdade Federal do Rio de Janeiro (1998). Professora Adjunta no Departamento de Vocal da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Áreas de interesse: Africanias, Línguas Africanas, Canção Brasileira, Etnomusicologia, Canto, Educação Vocal, Educação Musical, Música Contemporânea e Estética.
O Africanias UFRJ possuí duas ações: grupo de pesquisa, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Música e cadastrado na plataforma do CNPQ e projeto de extensão, cadastrado junto ao Sigproj.
A presença africana foi espargida, desde o século XVI, período em que o modelo econômico adotado por Portugal em sua colônia utilizou mão de obra escrava, submetendo os povos locais, chamados por seus colonizadores genericamente de índios e povos africanos, trazidos sobretudo da África sub-saariana. Diversos povos africanos provenientes de diferentes etnias, línguas e culturas, que aqui se encontraram, entoaram seus cantos e construíram seus instrumentos, manifestando sua presença em sons no novo mundo.
O Africanias propõe o estudo e a performance das músicas brasileiras de diferentes gêneros que denotem a interface com o legado africano. Conta com a contribuição e participação de pesquisadores e intérpretes de diferentes áreas do conhecimento e instituições no Brasil e no exterior