A Comissão Científica do II Congresso Internacional de Música Sacra da UFRJ (CIMuS) divulgou hoje (05/06) a lista dos autores e dos títulos de resumos aprovados para as sessões de comunicações do evento.
Reprodução | |
Na foto, as arquitetas Erika Pereira Machado e Layla Christine Talin dando Workshop sobre “Acústica e execução: A Música na Igreja”, na primeira edição do Congresso em julho de 2017. | |
Os trabalhos apresentarão resultados de pesquisas realizadas por alunos graduados, mestrandos e doutorandos, bem como, sínteses de dissertação/tese por mestres e doutores.
Cada expositor terá um tempo máximo de 15 minutos para sua apresentação e 10 minutos para perguntas do público.
Os pareceres referentes a todas as submissões serão enviados aos(às) autores(as), através do e-mail cadastrado na ficha de submissão.
O Congresso será realizado nos dias 10, 11 e 12 de julho, na Escola de Música da UFRJ, e apresentará o tema “A Universidade e as Religiões em Diálogo”, informa a professora Valéria Matos (UFRJ), coordenadora geral do evento.
Na agenda, palestras, mesas-redondas, e comunicações abordarão à música sacra em sua composição, execução e relação com a sociedade. As atividades diárias culminarão com concertos, apresentando programas pertinentes ao escopo do Congresso.
Autoria | Título |
ANDRÉ ALVES GABY – Paulo Augusto Castagna | O SEGUNDO VOLUME DO RITUAL DO CONVENTO DOS MERCEDARIOS DO PARÁ |
ANTONIO HENRIQUE DE SOUZA SANTOS | A TRANSFORMAÇÃO DO ÓRGÃO COMO ARTEFATO MUSICAL EXPRESSIVO SEGUNDO OS PADRÕES DA ESTÉTICA MUSICAL DO SÉCULO XIX |
ARTUR COSTA LOPES | DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO E PRÁXIS SONORA |
JÉSSICA APARECIDA SEVERINO – Modesto Flávio Chagas Fonseca | A MÚSICA SACRA NO ARQUIVO DE MILETO JOSÉ AMBRÓZIO |
JOSÉ LUIS MANRIQUE YÁÑEZ | ASPECTOS DA MÚSICA NO PANORAMA DO DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO |
JOSÉ REINALDO FELIPE MARTINS FILHO | MÚSICA E IDENTIDADE NO CATOLICISMO POPULAR GOIANO: UM ESTUDO SOBRE A FOLIA DE REIS E A ROMARIA AO DIVINO PAI ETERNO |
JUSSARA RESENDE COSTA SANTOS | MÚSICAS SACRAS TRANSFORMAM VIDAS: O QUE PENSAM PROFESSORES E ALUNOS DE UMA ESCOLA DE MÚSICA NA CIDADE DE UNAÍ-MG? |
LOUIS MARCELO ILLENSEER | PRESSUPOSTOS TEOLÓGICOS E LITÚRGICOS DA MÚSICA INCULTURADA NAS CELEBRAÇÕES DO CONSELHO MUNDIAL DE IGREJAS |
MARCO ANTÔNIO RAMOS FEITOSA | UM PANORAMA DA MÚSICA SACRA DO SÉCULO XX: FUNDAMENTOS DE UMA POÉTICA COMPOSICIONAL CATÓLICA |
MARIA CANDIDA DRUMOND MENDES BARROS, Ruth Monserrat, Fernando Lacerda Simões Duarte | “IMITANDO DIES IRAE” EM LÍNGUA GERAL NA LETRA E/OU NA MÚSICA? UM DOCUMENTO DA AMAZÔNIA, [175-] |
PEDRO MARCOS FLORENCIO PEREIRA | A PREPARAÇÃO DE REPERTÓRIO COM COROS EVANGÉLICOS: DA UTILIZAÇÃO DE KITS COMO MÉTODO DE ENSAIO |
THADEU DE MORAES ALMEIDA | JOSÉ ALPHEU LOPES DE ARAÚJO (1871-1941), UM CÔNEGO NO INSTITUTO NACIONAL DE MÚSICA |