WORKSHOPS

Dia 11 de Julho às 16h – Cantos dos Rituais Indígenas

Tema: Canto Puri cultura indígena da região sudeste
Nativo Dauá Puri

Dauá Silva é natural do Rio de Janeiro, indigena etnia do Povo Puri – RJ. Alguns anos atua como contador, caçador de histórias é escritor, musico, arte educador e compositor. Atuou em radio difusão como animador, e em vários eventos culturais. Graduado em Licenciatura de Educação do Campo pela Universidade Federal de Viçosa – MG.

Trazendo a cultura dos povos originarios, Dauá Puri leva consigo o respeito aos elementos da Natureza, e os conhecimentos milenares de suas energias. Sua história se mistura às cantigas que compõe e os textos que escreve, levando a platéia, a se transportar no imaginário ao interior das matas.

Sugere nessa ação uma reflexão sobre os hábitos mais salutares do ser humano, para melhor conviver com as arvores fonte de vida, passaros e animais, e se permitir provar os frutos e plantas curativas da floresta, que podem restituir as forças do corpo e alimentar alma.

O atelier acontece com rodas de contos e cantos com textos bilíngüe da etnia Puri/Português, com instrumentos de percussão sonora, demons – trando as variadas formas de usos de frutos, madeiras e bambus possibilitando a construção de instrumentos percursivos.

A duração da exposição é de 60 minutos.

Entre algumas de suas publicações literárias estão: Chagas Abertas da América, em 2005 (tema sobre a doença de chagas em literatura de cordel); Histórias Boas de Contar índios, em 2006 (contos nativos); Alkeh Poteh em 2015 o primeiro livro bilíngüe em Puri, O Vaga lume e a Estrela – 2008, conto infantil, relançado em 2018 na coletânea “Conto por Contos de Angela Mota em Genebra Suíça no Salão do Livro e no Consulado do Brasil em Geneve; Contos e causos do Espraiado (Maricá 2009). Alem de variadas poesias e historias em bilingue Puri/Portugues publicadas em cartilhas para estudos da língua Puri.

Músicas: “A lua Girô” gravada pelo Jongo da Serrinha, “Fulo de Tempero” o proprio pela Farroupilha Discos, “Encantos da Vila”, “As Mulheres e as curvas”, ” O Galho Sêco”, “Ho Tiuhli opeh”, “Inhan Churi”, ” Maru” o proprio e varias outras.