Moçambicano e natural de Maputo. É Licenciado em Música pela Universidade Eduardo Mondlane, a mais antiga e prestigiada de Moçambique e da África. É Mestre em Desenvolvimento Curricular e Instrucional pela mesma universidade. Neste momento, finaliza a sua tese de doutoramento em Inovação Educativa, tendo como linha de pesquisa Desenvolvimento Curricular voltando-se sempre para a formação musical, a ser defendida na Universidade Católica de Moçambique.
Como compositor, em 1994 foi finalista no primeiro concurso de música infanto-juvenil moçambicano, organizado pela Rádio de Moçambique, a principal rádio pública do país. Em 1995, na segunda edição, venceu o seu primeiro prémio. Nas edições subsequentes o evento perdeu o carácter de concurso, passando a ser um festival de música infanto-juvenil, quando suas músicas estiveram sempre entre as mais destacadas do festival.
Como maestro, regeu os grupos corais na sua igreja, a Igreja Metodista Unida. Na sequência fundou um coro ecuménico, NAMECA, que juntava coralistas das igrejas Nazareno, Metodista Unida, Metodista Wesleyana, Metodista Livre, Católica e Assembleia de Deus, daí a designação. É fundador da primeira Orquestra Clássica no país, a Orquestra da UEM, da qual é Maestro Titular e trabalhou com outras orquestras moçambicanas, com as quais realizou apresentações públicas incluindo eventos de Estado.
Edson Uthui foi professor na Escola Nacional de Música e foi Coordenador da Comissão de Reforma da Escola. Deu aulas na Escola de Comunicação e Artes da Universidade Eduardo Mondlane e na Faculdade de Educação da Universidade Eduardo Mondlane, como convidado.
É fundador do Núcleo de Investigação e Desenvolvimento Cultural, instituição essencialmente de pesquisa, cujo o fim é contribuir para a produção de conhecimento sobre a cultura moçambicana, com enfoque para as artes, através da recolha, análise e sistematização dos saberes locais sobre as diferentes manifestações artísticas, a começar pela música.
Edson Uthui tem integrado várias comissões de trabalho dentro da Universidade Eduardo Mondlane, tendo sido membro da Comissão de Revisão e Criação dos Síbolos da UEM, dos quais se destaca o Hino da UEM, também foi membro da Comissão de Elaboração do Plano Estratégico da UEM – 2018-2028. Foi Coordenador da Comissão de Criação do Hino da Universidade Wutivi, uma universidade privada na província de Maputo e está a colaborar com a Universidade Áquila, uma nova universidade privada na cidade de Maputo.
Edson Uthui tem se dedicado à pesquisa focando-se nas seguintes áreas: Educação Musical – didáctica; Currículo – ensino de disciplinas sobre música tradicional; Música tradicional moçambicana – harmonia e técnicas de composição
Tem participações em palestras e conferências científicas e conta com três livros intitulados: “Xitimela xakuya Manhiça” – “Combio que vai à Manhiça”, transcrições da obra dos Makwayela dos TPM, um grupo de música coral tradicional do sul de Moçambique; “Dicionário de Termos Musicais”, com o lançamento a ser preparado; “Ensinar música: manual prático”, com o lançamento a ser preparação e conta com o prefácio da Prof. Dra. Andrea Adour, professora na Universidade Federal do Rio de Janeiro – Brasil.
É funcionário da Univeridade Eduardo Mondlane, estando a exercer na Direcção de Cultura desta universidade, a função de Coordenação do Departamento de Música.