ANAIS II CIMUS

II CONGRESSO INTERNACIONAL DE MÚSICA SACRA DA UFRJ (CIMuS)

A Universidade e as Religiões em Diálogo

10, 11 e 12 de julho, Brasil, 2019

 

 
   
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APRESENTAÇÃO

PALESTRAS

GREGORIANISCHER CHORAL – IDENTITÄT – INKULTURATION?
CANTO GREGORIANO – ENTRE IDENTIDADE E INCULTURAÇÃO
Prof. Richard Mailänder – Hochschule für Musik und Tanz Köln – Alemanha

MÚSICA SACRA E MÚSICA PROFANA: AS PRÁTICAS MUSICAIS NA IGREJA EM MOÇAMBIQUE
Prof. Dr. Edson Gopolane Uetela Uthui – Universidade Eduardo Mondlane –Moçambique 

MUSIKALISCHER WIDERSTAND IM KIRCHENRAUM: POLITISCHE ENKLAVE IN ZWEI DEUTSCHEN DIKTATUREN
RESISTÊNCIA MUSICAL NO ESPAÇO DA IGREJA: ENCLAVE POLÍTICO EM DUASDITADURAS ALEMÃS
Prof. Dr. Michael Custodis – Universität Münster – Alemanha

MESAREDONDA
Tema: Pesquisa e Documentação

ENTRE A MEMÓRIA E O SAGRADO: DOCUMENTAÇÃO E FORMAÇÃO DE ACERVOS DAS FESTAS RELIGIOSAS DE TRADIÇÕES POPULARES DOcRECÔNCAVO DA BAHIA
Profa. Dra. Francisca Helena Marques (BA) 

O MEL QUE ENFASTIA A QUEM COME DEMAIS: A MÚSICA NOS REGULAMENTOS DA COMPANHIA DE JESUS
Prof. Dr. Marcus Holler (SC)

UM REGISTRO PIONEIRO DO PATRIMÔNIO MUSICAL E LINGUÍSTICO DO CANDOMBLÉ: LORENZO TURNER NA BAHIA (1940/41)
Prof. Dr. Xavier Vatin (BA) 

MESAREDONDA
Tema: Mídia e Políticas Culturais 

NEM CULTURA NEM RELIGIÃO: DISSONÂNCIAS ENTRE A MÚSICA SACRA EVANGÉLICA E AS POLÍTICAS CULTURAIS
Prof. Dr. Joêzer Mendonça (PR) 

OPORTUNIDADES, CAMINHOS E DESAFIOS, NA REALIZAÇÃO DE UM FESTIVAL DE MÚSICA SACRA NO SÉCULO XXI
Pablo Castellar (RJ) 

MESAREDONDA
Tema: Memória, Identidade, Inculturação 

DE ‘TRA LE SOLLICITUDE’ (1903) AO ‘QUIRÓGRAFO’ (2003). MÚSICA SACRA E TEOLOGIA NO CONTEXTO DA ARTE DO SÉCULO XX. UMA REFLEXÃO SOBRE OS DESAFIOS DA MÚSICA SACRA NO CONTEXTO DE EXPRESSÕES CULTURAS LOCAIS
Pe. Dr. Pedro Paulo Alves Santos (RJ) 

O PAPEL DA MÚSICA SACRA NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE
Profa. Dra. Regina Meirelles (RJ)

QUANDO NOS FALTAM AS PALAVRAS: GLOSSOLALIA, JUBILUS E MÚSICA A GLOSSOLALIA E O JUBILUS ALELUÍTICO COMO FENÔMENOS DE INCULTURAÇÃO NO CRISTIANISMO PRIMITIVO
Prof. Dr. João Guilherme Ripper (RJ) 

COMUNICAÇÕES 

UM PANORAMA DA MÚSICA SACRA DO SÉCULO XX: FUNDAMENTOS DE UMA POÉTICA COMPOSICIONAL CATÓLICA
Marco Antônio Ramos Feitosa 

A TRANSFORMAÇÃO DO ORGÃO COMO ARTEFATO MUSICAL EXPRESSIVO SEGUNDO OS PRADÕES DA ESTÉTICA MUSICAL DO SECULO XIX
Antônio Henrique de Souza Santos 

JOSÉ ALPHEU LOPES DE ARAÚJO (1871-1941), UM CÔNEGO NO INSTITUTO NACIONAL DE MÚSICA
Thadeu de Moraes Almeida 

A PREPARAÇÃO DE REPERTÓRIO COM COROS EVANGÉLICOS: DA UTILIZAÇÃO DE KITS COMO MÉTODO DE ENSAIO\
Pedro Marcos Florencio Pereira 

“IMITANDO DIES IRAE” EM LÍNGUA GERAL NA LETRA E/OU NA MÚSICA?UM DOCUMENTO DA AMAZÔNIA, [175-]
Maria Candida Drumond Mendes Barros, Ruth Monserrat e Fernando Lacerda Simões Duarte 

O SEGUNDO VOLUME DO RITUAL DOS MERCEDÁRIOS DO CONVENTO DO PARÁ
André Gaby e Paulo Castagna 

A MÚSICA SACRA NO ARQUIVO DE MILETO JOSÉ AMBRÓZIO
Jéssica Aparecida Severino e Modesto Flávio Chagas Fonseca 

RESUMOS

ASPECTOS DA MÚSICA NO PANORAMA DO DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO
José Luis Manrique Yáñez 

DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO E PRÁXIS SONORA
Artur Costa Lopes 

MÚSICAS SACRAS TRANSFORMAM VIDAS: O QUE PENSAM PROFESSORES E ALUNOS DE UMA ESCOLA DE MÚSICA NA CIDADE DE UNAÍ-MG?|
Jussara Resende Costa Santos 

PRESSUPOSTOS TEOLÓGICOS E LITÚRGICOS DA MÚSICA INCULTURADA NAS CELEBRAÇÕES DO CONSELHO MUNDIAL DE IGREJAS
Louis Marcelo Illenseer 

MÚSICA E IDENTIDADE NO CATOLICISMO POPULAR GOIANO: UM ESTUDO SOBRE A FOLIA DE REIS E A ROMARIA AO DIVINO PAI ETERNO
José Reinaldo Felipe Martins Filho 

WORKSHOPS
Música Sacra e Composição

PORQUÊ
Edmundo Villani Côrtes 

Cantos de Rituais Indígenas
CANTO PURI CULTURA INDÍGENA DA REGIÃO SUDESTE
Dauá Silva – Nativo Puri